Marcadores

Livros X-MAT

terça-feira, 10 de abril de 2018

Livro de Cálculo do Professor Leo Huet Amaral

     Meu primeiro professor de Cálculo no ITA no ano de 1993 foi o Prof. Dr. Leo Huet Amaral (1926-2016), um senhor já de idade avançada e fala mansa, a quem carinhosamente chamávamos de Leozinho. As histórias que ouvíamos davam conta de que era uma Matemático importante e que, inclusive, era citado na Enciclopédia Mirador, o que rapidamente foi confirmado por alguém ("enciclopédia" era algo parecido com a Wikipedia antes de termos internet).
     Suas aulas eram bem peculiares e nosso primeiro curso de Cálculo (MAT 11) foi bem próximo de um curso de Análise Real. Suas provas eram um caso a parte. Ele nos dava uma lista de conceitos que precisávamos saber e teoremas que tínhamos que saber demonstrar, além de dizer o tipo de exercício que ia cobrar. A apresentação dos conceitos e demonstração dos teoremas respondia por 80 a 90% da prova. Certa vez um colega, que não sabia demonstrar um dos teoremas pedidos, demonstrou um outro que sabia, e o Leozinho lhe concedeu os pontos da questão.
     Nossa turma foi a última turma que teve o privilégio de ter suas aulas no ITA. Abaixo as fotos de sua última aula. Ele se despediu das salas de aulas com refrigerante e salgadinhos, dividindo conosco suas histórias e que um "tijolão" de C++ que ele disse que leria em seu tempo livre.





     A seguir encontra-se o link para o livro que escrito pelo Leozinho para o curso de MAT-11 e que nós utilizamos no primeiro semestre de 1993.

(clique na imagem para baixar o livro)
      
     Se você quiser conhecer mais sobre o Professor Leo Amaral, há um relato muito legal na wikITA (clique aqui).
     Para saber mais sobre os grandes Matemáticos que passaram pelo ITA nos seus primórdios, vale a pena ler o excelente artigo de Henrique Marins de Carvalho para a Revista Brasileira de História da Matemática (clique aqui).      
    
    Essa postagem é uma maneira de homenagear e preservar o legado desse grande matemático e professor.

     Abraços e bom gagá!!!


Um comentário: