Marcadores

Livros X-MAT

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Questãozinha interessante!

Essa foi uma das primeiras questões de Matemática interessantes com que me deparei. Ela foi extraída do Livro Álgebra I do Morgado, Wagner e M. Jorge. Esse livro foi um dos responsáveis por despertar em mim o gosto pela Matemática. Ainda guardo meu livrinho laranja, todo detonado pelo uso, em lugar de destaque na minha estante.
Isso foi em 1987 e eu estava começando no Clube de Matemática na 6ª série do Colégio e Curso Martins com o Professor Campeão.
Estou postando a solução dessa questão a pedido de um leitor do blog.

 
Abraço e bom gagá!!!
 

7 comentários:

  1. Não entendi na parte do sistema, como chegou? {x+y=101 ; x-y=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o produto (x+y)(x-y) =101, que 101 é primo e, x e y são números naturais. Assim, a única fatoração possível para o 101 é 1 vezes 101. Portanto, (x+y) deve ser igual a 101 e (x-y) deve ser igual a 1.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Papirei nesse livro, rsrsrsrsr.
    Minha filha irá prestar o vestibular da AFA e encontrou no blog, excelente conteúdo.
    Parabéns pela iniciativa e muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir